SRI (sistemas de retenção infantil) – Como escolher uma cadeirinha auto?

1. Há dois regulamentos em vigor: Regulamento ECE R44/04 (grupos por peso – é a norma que define os grupos 0, 1, 2 e 3 que estamos acostumados a ver nos anúncios das cadeiras auto); e o Regulamento ECE R129 (faixas de altura i-Size e prevê a utilização do Isofix).

Relativamente ao primeiro pode surgir a dúvida até que altura é segura a cadeira, mesmo que dentro do limite de peso (pois nem sempre os sites das marcas cujos modelos seguem o R44 referem uma altura limite). Uma dica que me foi muito útil: a criança pode usar a cadeira enquanto o topo das orelhas não exceder a parte de cima do encosto de cabeça.

Relativamente ao segundo, a legislação obriga que toda a cadeira i-Size seja homologada com um limite máximo de peso, além da faixa de altura.

 2. Deve procurar cadeiras com testes independentes – ADAC ou Plus Test. Basta procurar na internet resultados dos testes e escolher uma cadeira em conformidade. Por exemplo, o site da @bebeseguro.pt tem toda a informação sobre estes testes.

3. Está provado, tanto por crash tests, como por lesões ocorridas em acidentes, que o transporte em contramarcha é mais seguro, protegendo o pescoço dos mais pequenos em caso de impacto. São várias as entidades que recomendam o transporte em contramarcha até, pelo menos, aos 4 anos de idade. Com efeito, o ser humano tem uma desproporção entre cabeça-tronco que deixa vulnerável o pescoço, que em caso de impacto não tem força para aguentar o peso da cabeça, sofrendo a criança lesões irreversíveis ou morte por decapitação interna. Dizem os peritos que esta desproporção se esbate entre os 4 – 6 anos de idade da criança.

4. Deve optar por comprar uma cadeira para cada fase: ovo, cadeira que faça RF (rear face – contramarcha) o mais tempo possível (há várias cadeiras que fazem RF até aos 25kgs e a Klippan Opti129 faz RF até aos 32kg/125cm) e por fim uma cadeira do grupo 3.

5. Isofix é mais seguro?

O Isofix torna o processo de instalação da cadeira menos propenso a falhas, pelo que se diz mais seguro, pois sabemos que cadeiras mal instaladas não circulam de forma segura.


6. As nossas escolhas:

Ovo – Cybex Aton Q

Cadeira grupo 0+/1 – Cybex Sirona m2 (com isofix, faz RF até aos 19kg – dos 40 aos 105cm – info no site da marca)

Cadeira grupo 1/2 – Britax Romer Maxway plus (faz exclusivamente RF até aos 25 kgs).

7. Se fosse hoje teria comprado logo uma cadeira com possibilidade prolongada de RF (pois devendo o ovo ser usado o máximo de tempo possível, quando deixam de caber nele já estão em condições de circular em cadeiras do grupo 1/2 – acima dos 9kgs), mas já tínhamos as bases isofix dos Ovos (por serem gémeos nem pensámos em soluções mais complicadas) e tivemos receio de não nos adaptarmos a outra solução que não isofix. A verdade é que já estamos prós a instalar cadeiras 🙂

O Francisco está nos 20kgs e com 110cm, ou seja, já não durará muito a Maxway plus para ele. Deveria ter optado pela Klippan Opti129 no caso dele.

Estão a ficar crescidos os meus bebés 💙💙

Se restar ou surgir alguma dúvida, não se acanhem, deixem nos comentários.

Enviem o post a quem acham que está a precisar desta informação!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: